sexta-feira, 15 de março de 2013

O Que é? E Sua Origem



  O narguilé é um cachimbo utilizado para fumar. Teve a sua origem no Oriente, sendo inventado na Índia no século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Mas ao ir para e China, na época em que a China estava "tomada" pelo Ópio (uma droga),  ele passou a ser usado para fumar o Ópio. Com os Árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Para o Brasil, o narguilé foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica. 




Composições químicas


 Há um tabaco especial para narguilés, conhecidos popularmente como essência, usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã-verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola, Vinho e Red-Bull. 


Mudança de Estado


 A combustão do carvão é filtrada pela essencia, que é novamente filtrada pela água ou o líquido no recipiente para amplificar o sabor e aroma, pois o líquido retém as substancias mais densas assim saindo somente a parte aromatizada da fumaça se não tem água a fumaça não sobe ela fica retida dentro do frasco. A combustão do carvão e filtragem é que nem a vodka ela é feita de álcool e água normalmente 32% de álcool e restante de água. O que faz ela ser boa é o processo de filtragem pois quanto mais vezes é filtrada mais puro fica o álcool e melhor a absorção dele no organismo. A combustão é um processo exotérmico isto é, libera calor ou energia.



Partes do Narguilé




Base: peça central do narguilé; assemelha-se a um vaso. É onde se coloca a água. Geralmente é feita de vidro, metal ou cerâmica; algumas são ornamentadas com desenhos.

Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.

Fornilho: peça de barro ou cerâmica onde coloca-se o tabaco e, por cima deste, o carvão em brasa.

Abafador: Artefato em metal, geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.

Mangueira:  é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra encaixa-se na parte superior do corpo do narguilé. Pode haver mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas (estes com válvulas especiais, ou do contrário os usuários não poderão "puxar" a fumaça simultaneamente). Em narguilés usados em locais públicos, como bares, freqüentemente usa-se uma peça plástica removível na ponta da piteira, que pode ser lavada ou descartada a cada uso.







Funcionamento

Quando se aspira o ar pela mangueira, reduz-se a pressão no interior da base; isso faz com que ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até a base, passa pela água, onde é resfriada e filtrada, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada pelo usuário e expirada logo em seguida.

Efeitos no organismo


 Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar. Estudos recentes contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguilé, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros. São consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Dessa maneira, inala-se maior quantidade de toxinas.

Consequências


 O resultado é que a fumaça do narguilé pode causar doenças cardíacas, enfisemas e câncer    de pulmão, mesmo entre os usuários que não tragam a substância. Outras consequências decorrem do uso compartilhado do narguilé, como a transmissão de hepatite, herpes e tuberculose.


Reportagens sobre Narguilé






quinta-feira, 14 de março de 2013

Conclusão

Bárbara N°03

Pode-se concluir que o narguilé é um dispositivo usado para fumar, com sabores e aromas diferentes. O narguilé é muito perigoso para a saúde e afeta seriamente o organismo, o usuário pode se viciar rapidamente, em 1 hora é como se tivesse fumado de 100 a 200 cigarros.  mistura de substâncias tóxicas podem causar certas doenças como: ataque cardíaco, tuberculose, câncer de pulmão e fígado que podem levar a morte do usuário. Narguilé é uma droga, e é muita usada hoje, principalmente por jovens.


Caio Nº 05


Se pode concluir que o narguilé é um dispositivo para fumar misturas de tabaco, de aromas e sabores diferentes. Ele foi criado na Índia, com o objetivo de filtração, foi alterado na China para poder se fumar o ópio, além também de ser modificado na Arábia. O narguilé é muito perigoso, pois é muito fácil de se viciar; ao se fumar entre 20 min e 1 hora, é como se tivesse fumado de 100 a 200 cigarros; mistura muitas substâncias químicas, assim prejudicando a saúde. O narguilé causa muitas doenças, como: câncer de pulmão, câncer de fígado, tuberculose. É preciso ter cuidado e prestar muita atenção com o narguilé, pois houve um grande aumento no número de usuários, além de eles serem cada vez mais jovens.

Caroline Nº06

Conclui-se que o narguilé é um cachimbo utilizado para fumar. As pessoas utilizam o narguilé sem saber o mal que pode causar, a fumaça do narguilé pode causar muitas doenças como : cardíacas, câncer de pulmão, tuberculose etc. As pessoas precisam ter a consciência de que o narguilé também é uma droga, pois ao usar pela primeira vez acaba se torna um vício muito mal para as pessoas. Não é só a fumaça do narguilé que faz mal, mas o fato de que muitas pessoas fumam o narguilé ao mesmo tempo acaba gerando muitos problemas de saúde para cada um.


Fernanda Nº09


Conclui-se que o narguilé e extremamente perigoso a saúde, ele é mais nocivo, causador de muitas doenças cardíacas e respiratórias, até mesmo doenças como a hepatite e herpes que pode ser causada devido ao uso coletivo do próprio. Ultimamente vem sendo comum ver os jovens consumindo narguilé, creio de certa forma virou "moda" , assim como no começo do cigarro, as pessoas interpretavam o uso do próprio como uma questão de elegância, acontece que as pessoas não pensam no futuro e nem procuram saber as consequências que aquilo tem a lhe oferecer e infelizmente só se dão conta quando muitas vezes não tem mais jeito.


Isabella Nº16

Conclui-se que o narguilé ele é tipo um cachimbo que serve para fumar, já  esta provado que o narguilé e muito viciante, e as pessoa que usam diariamente pode ocorrer doenças perigosa e ate causar a  morte. Em 40 minutos a 1 hora que você utiliza o narguilé e igual você ter fumado 100 cigarros. Antes  o narguilé foi criado para tirar a fumaça do corpo, mas  começaram a colocar bebidas alcoólicas, e agora ele virou uma droga  viciante que pode trazer doenças muito graves para a saúde como: ataque cardíaco, problema nos pulmões,etc. além de poder matar a pessoa. Tem que pensar no que estão fazendo  antes que se arrependa, por que isso pode prejudicar o  seu futuro.


Larissa Nº18

Conclui-se que o narguilé, é um cachimbo de água utilizado para fumo, que ao contrário do que as pessoas pensam, é muito prejudicial à saúde, por conter uma grande concentração de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas. Especialistas dizem que em uma sessão de fumo de narguilé, é equivalente ao fumar 100 cigarros, e nisso ocorre uma mistura de substâncias químicas fumaça que é liberada pode causar doenças: cardíacas, enfisemas e câncer de pulmão, ou seja, semelhantes ao do uso de cigarro. E o uso compartilhado do narguilé também pode transmitir algumas doenças como: herpes, hepatite, tuberculose, entre outras. Estudos comprovaram que 50 tragadas pode levar uma pessoa ao vício, e maioria das pessoas não percebem o mal que ele faz, e acaba tendo problemas maiores do que o esperado por utilizar o narguilé.

Renata  Nº31

Pode-se concluir que o narguilé é muito perigoso para todos, pois ele é muito mais nocivo do que o cigarro, além de causar várias doenças tanto por causa da fumaça como também pelo fato de alguns narguilés serem usados por mais de uma pessoa. As pessoas precisam tomar muito cuidado com isso, pois a maioria das vezes elas não tem ideia do mal que estão fazendo consigo mesmas pois quando elas perceberem será tarde demais para voltar atrás como acontece com a maioria.